Os títulos de Nossa Senhora, "do Bom Parto"
e do "Bom Sucesso" nasceram aos pés da imagem da Virgem Negra de
Paris, venerada na antiga igreja Saint-Etienne-des-Grès, capital francesa.
Invocar a proteção da Mãe durante a gestação e parto é o que toda família
cristã sempre fez ao longo dos séculos.
O culto à Virgem do Bom Parto é uma das mais
tradicionais devoções da França, Espanha e Portugal, que se espalhou por muitas
outras nações. No mundo cristão, esse culto aparece com títulos semelhantes,
como Nossa Senhora do Divino Parto, entre outros, porém as imagens representam
a Virgem com a pele clara.
Nos registros das primeiras igrejas cristãs,
encontramos muitas indicações sobre estátuas e pinturas da Virgem Maria com a
pele morena. Na Antiguidade, a cor preta em símbolos religiosos, era sinal de
fertilidade. Um sinal que a primitiva arte cristã manteve, para invocar a
fertilidade física e espiritual de Maria, Mãe de Deus e nossa.
A imagem de Maria da igreja de Paris foi esculpida
em pedra negra e data do século XI. Considerada milagrosa, é diante dela que
acorrem constantes peregrinações de devotos. Nossa Senhora do Bom Parto é
especialmente invocada nas ocasiões de tragédias pessoais e públicas. Aos seus
pés, o Padre Cláudio Poullart dês Places, junto com doze companheiros pobres,
fundou a Congregação do Espírito Santo e do Imaculado Coração de Maria, em
1703. A Congregação dos padres espiritanos cresceu rapidamente e, orar diante
da Virgem Negra de Paris, era sinal da primeira consagração.
Outras personalidades importantes foram rezar aos
pés de Nossa Senhora do Bom Parto, em Paris. Dentre os quais: Domingos de
Gusmão; Tomás de Aquino; Francisco de Sales, hoje Doutor da Igreja; Sofia
Barrat; Vicente de Paulo, que colocou sob a proteção da Virgem Negra de Paris a
sua grande Obra de caridade e os seus Institutos; e mais recentemente João
Bosco.
Durante a Revolução Francesa, a igreja de
Saint-Etienne-des-Grès foi saqueada e destruída. Mas a escultura da Virgem
Negra foi vendida à uma piedosa cristã, que a escondeu muito bem. Mais tarde,
ela doou a sagrada imagem às Irmãs Enfermeiras da Congregação de São Tomas de
Vilanova, que construíram uma capela nova para a veneração de Nossa Senhora do
Bom Parto, em Neuilly, seu atual Santuário. Desse modo, asseguraram o culto e
as constantes peregrinações dos fiéis e devotos.
Foram os missionários espiritanos que divulgaram o
culto à Senhora do Bom Parto no mundo. No Brasil eles aportaram em dezembro de
1885, e encontram essa devoção já estabelecida no país. Os registros indicam
que os cristãos brasileiros começaram a invocar Senhora do Bom Parto, diante da
imagem da Virgem do Ó, na igreja erguida no Rio de Janeiro em 1650. Isso
porque, anexada à ela, os padres fundaram o Recanto do Bom Parto, para acolher
as mulheres grávidas rejeitadas pela sociedade. Atualmente Nossa Senhora do Bom
Parto é nome de muitas localidades brasileiras e são inúmeras as paróquias
dedicadas à ela, cuja imagem é similar à da Virgem Negra de Paris, já na cor
clara.
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